Au Pair?


Au pair é uma expressão francesa que significa “ao par”, ou seja, em termos iguais, intercâmbio em igualdade de condições. O termo au pair hoje refere-se a programas de intercâmbio cultural de 12 meses com remuneração, para jovens de 18 a 24 anos, de ambos os sexos. A au pair é recebida por uma família com criança(s), recebe estadia com pensão completa, bolsa de estudos, e tem como responsabilidade principal atender a(s) criança(s) e auxiliar na administração do lar.
Deve ser uma pessoa emocionalmente estável, física e psicologicamente saudável, responsável, com experiência e talento para cuidar de crianças. O programa representa para a jovem intercambista uma oportunidade de assimilar a língua e a cultura ao mesmo tempo em que é remunerada.
Os requisitos para ser au pair na Alemanha são:
  •  Idade entre 18 e 24 anos;
  •  Ser solteira e não ter filhos;
  •  Gostar de crianças e ter experiência comprovada com elas;
  •  Ter experiência em trabalhos domésticos;
  •  De preferência não fumante;
  •  Bom estado de saúde;
  •  Ter conhecimentos básicos da língua alemã;
  •  Ter interesse na cultura e língua alemãs.

Tarefas da au pair:

Fazem parte das responsabilidades diárias da au pair:
  • Leves trabalhos domésticos, como auxiliar na limpeza e arrumação da casa ou apartamento, assim como na lavagem de roupa;
  • Preparar o café da manhã e refeições simples; Tomar conta das crianças pequenas, levando-as ao jardim de infância ou escola ou acompanhá-las a algum outro evento, bem como passear e brincar com elas;
  • Vigiar a casa, quando os pais estiverem fora, e ajudar no cuidado com os animais domésticos.

Direitos e Deveres da au pair:
Há um acordo do Conselho Europeu que regula o emprego de au pairs na Europa, definindo os requisitos necessários de trabalho e moradia, o curso de idioma, o seguro de saúde, assim como os direitos e deveres da família que hospeda. Este acordo não foi ratificado pelo governo alemão, porém é respeitado e seguido na prática. Além disso, o emprego de au pairs na Alemanha é comum há muitos anos, portanto algumas regras básicas foram se definindo na prática ao longo dos anos, como quanto à duração da estada, carga horária de trabalho, horas livres, férias, curso de idioma, acomodação e alimentação, mesada e custos de viagem, seguro de saúde e de acidente e término do contrato.
Duração da estada:
Normalmente as/os au pairs permanecem por 12 meses na casa de uma família. Em alguns casos, por tempo mais curto, como, por exemplo: a au pair de verão, por apenas 3 meses. Não é possível prolongar o visto de um ano, ele só é concedido uma única vez.

Carga horária de trabalho, horas livres e férias:
  • As tarefas diárias no trabalho doméstico não podem exceder 5 horas por dia. Esta carga diária só pode ser excedida, se antes combinado com a au pair. As horas extras devem ser então devidamente compensadas.
  • A família pode cobrar da au pair que realize as suas tarefas em tempo adequado para tal. Não conta como tempo de trabalho, a realização de tarefas a nível privado, como arrumar o próprio quarto e fazer compras de utensílios pessoais. A divisão da carga horária de trabalho se orienta pelas necessidades da casa e seus moradores, porém uma certa rotina pode ser esperada.
  • No mínimo um dia livre na semana deve ser concedido a au pair (não obrigatoriamente no fim de semana, mas no mínimo um domingo por mês de folga). Se a au pair permanecer um ano na casa da família, ela terá direito a férias de 4 semanas, ou para cada mês 2 dias de férias. As férias têm que ser combinadas com a família. Se a própria família viajar de férias, normalmente a au pair vai junto com ela, o que não corresponde às férias da au pair, pois ela terá alguns deveres, como tomar conta das crianças neste período.

Curso de idioma:
Todas au pairs têm direito a participar de um curso de alemão nas suas horas vagas, assim como outros eventos culturais. A família não tem obrigação de arcar com os custos do curso, mas em alguns casos isto acontece. O horário de curso deve ser combinado com a família. A família deve arcar com os custos de transporte até o curso em pelo menos 2 vezes na semana.
Acomodação e alimentação:
São direitos básicos da au pair. Normalmente a au pair dispõe de um quarto para si própria na casa ou apartamento da família. Ela participa das refeições diárias como todos os membros da família. O objetivo principal de ser au pair é aprimorar os conhecimentos da língua e aprofundar o conhecimento geral da cultura alemã.
Mesada e custo de viagem:
Uma au pair não recebe um salário, mas sim um dinheiro de bolso (mesada). No momento, esta mesada é de no mínimo 260 Euros mensais, independente da carga de trabalho doméstico. Em via de regra, é a própria au pair que arca com os custos de viagem, do Brasil para a Alemanha.
Seguro de saúde e acidente:
É necessário um seguro de saúde que cubra os custos relativos à doença ou até no caso de uma gravidez e parto, bem como acidente. A família deve arcar com todos os seguros.
Término do contrato:
O contrato como au pair termina no tempo acordado entre as duas partes. Em caso de desistência antes do prazo acordado, deverá ser dado aviso prévio de 14 dias. Se o aviso prévio não for obedecido, ambas as partes estão sujeitas a uma multa de 50 Euros por semana.
Quanto custa uma au pair para a família?
Custos Iniciais Para financiar uma au pair por um ano, deve-se levar em consideração os seguintes custos:
  • Taxa da Agência: aprox. 250 Euro + impostos;
  • Se a au pair não for recomendada pela agência e sim encontrada pela família sem ajuda de Agência, as agências costumam fazer um desconto nesta taxa.
  • Taxa da Agência, incluindo desconto: 130 Euro + impostos;
  • Pedido de visto ou prolongação de visto: aprox. 41 Euros;
  • Custos para obter um Termo de Obrigação (“Verpflichtungserklärung”) requerido pelo Departamento de estrangeiros (“Ausländeramt”): aprox. 21 Euros;
  • Custos Mensais Seguro de saúde privado: aprox. 29 a 39 Euros, dependendo da oferta de seguro;
  • Mesada de 260 Euros;
  • Custos com transporte 2 vezes por semana ou cartão de transporte mensal (“Monatskarte”), para que a au pair possa assistir ao curso de idioma;
  • Custos extras com energia, água, alimentação, bem como custos com passeios, entradas em parques, teatros, eventos; Dicas, Links e Informações Se você é au pair, você pode se filiar a um clube (em alemão “Verein”), para obter mais informações e apoio em caso de problemas com a família.


Um comentário:

  1. Oiii Amanda, estou acompanhando seu blog e tenho interesses futuros em ser au pair na Alemanha, porém, eu vi que colocou que é apenas até os 24 anos. É isso mesmo? :/ Porque eu vi outras pessoas comentando que seria até 29, 30 anos por ai ..

    ResponderExcluir