sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Adventszeit

   Aqui na Alemanha, o espírito de Natal começa logo no dia 1 de dezembro. Onde a partir dessa data se inicia o Adventszeit (período do Advento) e absolutamente tudo (exceto a árvore de Natal) já está decorado! Admito que por mais bonito que seja achei um pouco exagerado, pelo menos aqui em casa... enfeite demais pro meu gosto!

   O Adventszeit dura cerca de 4 semanas, tem quatro Adventssonntag (domingo de Advento), e termina na noite do dia 24 de dezembro, na Heiliger Abend (Noite Santa). Uma das tradições por aqui é o Adventskranz, que tem início no primeiro Adventssonntag, independente da data que cair, no ano de 2013 o primeiro domingo coincidiu com o primeiro dia de Advento. A forma mais conhecida é de uma coroa de pinheiro (mas existem diversos modelos) decorada com quatro velas, onde cada uma delas deve ser acendida em um domingo. No primeiro domingo do mês acendemos a primeira vela, no segundo acendemos a primeira vela + uma nova, e assim por diante.


   Dia 1° também é o dia em que se inicia o Adventskalender (calendário do Advento), que é um calendário que vai do dia 1 ao 24 de dezembro, ou seja, até o Natal. Ele é formado por 24 janelinhas, cada uma deve ser aberta em seu respectivo dia, fazendo a contagem regressiva até o Natal, e dentro delas podemos também encontrar pequenos brinquedos ou enfeites, mas o mais comum é chocolate. Nos supermercados e lojas, podemos encontrar uma grande variedade, além também dos que são feitos em casa.
   O é mais delicioso nessa época são os biscoitos de natalinos, bom demais!! Durante o
período de Natal, o que mais se encontra são os livros de receita e forminhas com diversos formatos, que obviamente não pude deixar de comprar :) A variedade de receitas é enorme! E esses biscoitos não faltam nas casas por aqui. Só nesse ano que não fizemos taaantas vezes aqui em casa porque a Natalie estava grávida e o baby nasceu dia 19, então dá pra imaginar a situação... Mas o legal é que as crianças que costumam fazer os biscoitos, cortam a massa e fazem os desenhos, decoram, etc.

   E no dia 6 de dezembro a Alemanha, ou melhor dizendo, as crianças comemoram o dia de São Nicolau. São Nicolau foi um bispo que nasceu em Myra na Turquia, e que ficou conhecido por sua generosidade e afinidade com as crianças. Na noite do dia 5 de dezembro, as crianças colocam seus sapatos atrás da porta, aqui em casa foram colocados na porta da frente da casa, pois o São Nicolau trará doces, lembrancinhas e chocolates e deixará dentro do sapato. 
   Pra gente ele seria o Papai Noel... mas aqui é uma complicação só que eu demorei um pouco pra entender. O São Nicolau é uma pessoa e o Papai Noel é outra, embora os dois usem roupas vermelhas, a forma de diferenciá-los é que o São Nicolau usa um cajado e o Papai Noel não. Ahh, e não para por aí não! Aqui no Sul da Alemanha, onde há mais católicos, acredita-se que o Christkind (Menino Jesus) que traz os presentes na noite de Natal, e no Norte dizem que o Weihnachstmann (Homem do Natal = Papai Noel) que distribui os presentes. Mas isso acaba variando de família pra família, independente da região.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

St. Martin

   Dia 11 de novembro se comemora o dia de São Martinho de Tours na Alemanha e alguns outros países (Dinamarca, Holanda, Suíça...). O santo não é muito conhecido no Brasil, mas por aqui ele é lembrado pelo seu trabalho missionário e pela sua grande solidariedade com os mais fracos
   A imagem mais conhecida do santo é ele montado a cavalo, levando a mensagem cristã para todos os povos. Levando luz e escuridão, por assim dizer. Por isso no dia 11/11 as crianças pequenas (geralmente até os 8 anos) esperam escurecer e vão com os pais passear com as suas lanternas, cantando várias músicas. Em alguns lugares, o "próprio" St. Martin aparece a cavalo para que as crianças o sigam. Tudo termina com muita comida e os tradicionais pãezinhos doces com passas. Por isso o dia aqui é mais conhecido com a Festa da Lanterna (Laternenfest).



   Enfim... os alemães comemoram essa data e muitas outras mais que eu nunca tinha ouvido falar. E além do dia de St. Martin, dia 11/11 é comemorado também o início do carnaval... pois é, coisa louca! É um dia só, e depois o carnaval começa mesmo em fevereiro. O povo saiu tocando na rua de noite, e teve uma festa no salão da prefeitura, onde os grupos se apresentaram e vestiram aquelas roupas estranhas do carnaval daqui, mas que são muito legais! Eu fui em duas comemorações, uma de Rheinfelden e uma do Kindergarten. A da cidade foi primeiro, na terça (11/11), e a do Kindergarten na quarta.
"abertura" do carnaval

    Obviamente na caminhada da cidade tinham muito mais crianças do que na do Kindergarten. Saímos da igreja na praça da prefeitura, cada criança com a sua "lanterna", e então fomos seguindo uma mulher em cima de uma cavalo fingindo ser St. Martin, que seguia a orquestra que a Natalie faz parte, que estava tocando na frente.
   Chegamos no ponto final, que era o pátio de uma escola. Já estava tudo preparado, tinha um grande círculo formado no centro, com fogo (acho que eram velas) marcando o espaço para que o povo não se aproximasse. Teve uma encenação da história, e quando acabou, as crianças ganharam um pão doce. Fim! Rs

   Já o de quarta feira foi bem mais legal! Nos encontramos todos as 16:30hs na frente do Kindergarten. Cada criança do Kindergarten segurava a lanterna que havia feito, e os irmãos e amigos tinham outras. Ficamos esperando até o cavalo com o St. Martin chegar, e então o seguimos em direção à floresta. As professoras foram cantando, e alguns pais e crianças ajudando.
   No caminho teve também uma encenação, St. Martin cortou sua capa e deu metade pro mendigo, e as crianças levaram pão pra ele. Não sei o que pensaram, mas enquanto eu e a Nicole observávamos, uma das professoras veio nos dizer que ele não era um mendigo de verdade, e sim pai de uma criança que não estava presente.

   Além de andar eu não lembro o que mais fizemos na floresta, mas estava realmente escuro e ficou mais legal ainda com as crianças andando na frente, iluminando o caminho com suas lanternas. Quando a caminhada acabou, voltamos para o Kindergarten, ou melhor, pro jardim, onde tinha comida nos esperando! Espalhadas por todos os lados tinham estrelas de biscoito penduradas. Eu e a Nicole pegamos uma, e depois saímos na escuridão com as luzes de nossos celulares procurando mais rsrs encontramos mais duas! Tomamos também o Kinderpunsch pra aquecer, comemos pão, e logo mais não tinha mais nada pra fazer por lá. Já passava das 19hs e então fomos embora. Descemos pra casa, as meninas comeram alguma coisa e logo foram pra cama.



terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Weihnachtsmarkt

 
 São as famosas feiras natalinas que percorrem toda a Alemanha e Europa durante o mês de dezembro. Os de Bremen, Berlin e Köln são bastante conhecidos, e principalmente grandes, mas existem muitos outros ainda. O de Strasbourg, na França também é bem famoso... ouvi aqui em casa algumas vezes sobre, e que nós íamos lá e tudo mais, mas com a gast grávida ficou meio complicado.
   Nas grandes cidades, o Weihnachtsmarkt permanece por grande período, normalmente desde o final de novembro até o final de dezembro, ou até mesmo nos primeiros dias de janeiro. Não pude conhecer os grandes e famosos daqui.
   O primeiro que eu fui foi o de Rheinfelden, durou um final de semana, de sexta a domingo. Fui logo na sexta com a Nicole. Lá tinham diversas barraquinhas, de comida, bebida, objetos natalinos, tranqueiras... tinha até um carrossel pras crianças, e um palco onde estavam tendo apresentações musicais. Comemos algo que não lembro o nome, mas que era como uma pizza, tomamos Glühwein, que é como o nosso vinho quente. E foi justamente quando fui compra-lo que bati um papo com a mulher da barraca, ela perguntou quantos anos eu tinha, e quando respondi perguntou se eu tinha certeza!  

   Voltei no dia seguinte com as meninas, porque minha gast ia sair e eu ia ficar com elas. Ela nos levou de carro até a cidade e pouco tempo depois foi embora. Até que ir com elas foi melhor do que eu imaginava. Elas tomaram o kinderpunsch, andaram no carrossel, a Emi subiu no palco pra cantar pro Papai Noel e ganhar um chocolate, pediu um pra Sophie porque ela não quis cantar/falar nada, e ainda comemos uma pizza antes de voltar pra casa. A volta foi divertida, elas estavam cansadas e com frio e fiquei entretendo elas durante os 30 minutos até chegar em casa. Eu dei minha lanterna pra elas que ficaram se divertindo enquanto revezavam... a cada quarteirão ficava com uma, etc. Quando faltavam apenas uns 10 minutos pra chegar em casa passou um homem pela gente, e quando ele não estava ainda tão longe a Emi gritou: "Um ladrão!!" hahaha e depois ainda ficou discutindo comigo quando eu disse que não era.. mas no final deu tudo certo, chegamos em casa e elas logo foram pra cama.
    Foram 3 semanas seguidas de Weihnachtsmarkt. Na seguinte eu estava na Suíça e acabei dando uma olhada no de Bern, mas não achei nada demais (talvez por ter sido durante o dia, pode ser que a noite tivesse algo mais legal) e era tudo caro. O Glühwein que pagamos 2€ estava 6 francos!
   E no final de semana seguinte, mais precisamente no sábado, foi o de Nollingen (o meu bairro), bastante legal também, pena que só durou um dia. Nesse dia eu saí pra comprar os presentes de natal e foi uma correria, porque eu tinha que chegar em casa e me trocar pra ver a apresentação de flauta da Emi. Não me preparei para o frio, já que a ideia era ver a apresentação e voltar pra casa. Ainda bem que tinham algumas fogueiras por lá, porque eu congelei, fiquei 4 horas na rua, 0°C, e eu sem roupa adequada. Em vez de jantar lá com a família e voltar pra casa, acabei encontrando com a Nicole e ficando com ela por lá. Acabamos jantando um tipo Raclette e tomando Glühwein pra esquentar :) E pra fechar a noite, consegui comprar o presente de natal da Oma lá.

Weihnachtsmarkt de Frankfurt