quinta-feira, 23 de maio de 2013

7 semanas

   E depois de exatamente 7 semanas que fui no consulado recebo o seguinte email:

   O engraçado é que o email chegou justamente quando eu nem estava pensando nele.. rs. Depois de um dia corrido, com apresentação de música, fui direto pro curso de alemão e cheguei faltando 5 minutos para começar a minha aula. Enquanto eu esperava a professora (que ainda estava em outra aula), me acomodei no sofá e abri meu email, foi então que vi o tão e esperado email. =)
   Por sorte hoje eu não tive o primeiro horário de aula na faculdade, então aproveitei pra dormir um pouco mais e levantei as 7:30hs. Peguei o ônibus pouco depois das 8hs e cheguei no consulado (que é caminho da faculdade) as 8:50hs, só que dessa vez eu tive que esperar algum tempo. A mulher era a mesma que fez a entrevista comigo, e atendeu duas pessoas na minha frente, sendo que um deles foi fazer a solicitação de visto e os dois conversaram em PORTUGUÊS o tempo TODO. Mas ok. 
   Quando chegou a minha vez falei que fui retirar meu visto, ela pediu meu passaporte, entreguei pra ela e então ela achou a pasta que estava com toda a papelada que eu levei há 7 semanas atrás, procurou algo no computador e então imprimiu e colou no passaporte. Me mostrou a validade dele e me desejou uma boa viagem (fofa ela, só que não..). 
   Depois disso tudo ela quase me matou do coração, porque como a data de início do visto é 8 de julho e eu viajo 23 de junho, perguntei se tudo bem. Ela disse que não, que eu não poderia entrar na Alemanha antes do meu visto começar a valer, aí eu expliquei que chegaria na Suíça e ela disse que iria verificar. Saiu e me deixou plantada ali por alguns instantes e logo voltou com a resposta, disse que se eu entrasse na Alemanha antes poderia dar o maior enrosco e eles até me mandarem de volta, que ela não me aconselhava a fazer isso, porque foi um processo gigante até conseguir o visto. E eu pensando "ferroooou! O que vou fazer agora?? Vou ter que mudar a data da passagem?!". Ela disse que eu poderia até entrar na Europa por outro país e permanecer nele, mas que não poderia ir para a Alemanha. Então, mais uma vez eu expliquei a minha situação, achando que o que ela estava falando não tinha lógica alguma... falei que chegaria na Suíça e permaneceria lá até a data do meu visto começar e ela terminou com um "ah, então tudo bem, eu tinha entendido que você ia entrar pela Suíça e já ir pra Alemanha!".


   Bom... no final das contas deu tudo certo e aqui está o meu visto lindo: 



quinta-feira, 9 de maio de 2013

Kit Embratur

  Hoje vim falar sobre o Kit Embratur. Ele é uma ideia muito legal onde a secretaria do turismo de cada estado disponibiliza um kit com materiais de divulgação do nosso país para quem vai para o exterior poder levar. Os kits são gratuitos e chegam em casa em aproximadamente em 8 dias úteis por Sedex. Pena que não existe tanta divulgação desse material, descobri o kit a partir de outros blogs que li sobre au pair.
   Nos blogs que eu li, foram passados os contatos de todos os estados, mas vou deixar aqui apenas os que me responderam e eu recebi o kit, porque grande p arte dos emails voltou e eu não consegui outro contato.
   Para receber os kits basta enviar um email com seu nome, endereço, telefone, país de destino e algo que comprove que você realmente vai viajar, pode ser um printscreen do coomrpovante de compra da passagem que te enviam por email e anexar no email.

Embratur: promotional@embratur.gov.br
Minas Gerais: informasetur@turismo.mg.gov.br ou barbara.guimaraes@turismo.mg.gov.br
Pernambuco: alberto.feitosa@setur.pe.gov.br 
Rio de Janeiro: marketing@turisrio.rj.gov.br
Santa Catarina: dimap@santur.sc.gov.br 
São Paulo: alaimbarbosa@turismo.sp.gov.br


Pernambuco e Santa Catarina: os dois melhores kits, material em português e alemão (:

São Paulo e Rio de Janeiro: bem legal, material em inglês, dvds com fotos, camiseta e caneta.

O da Embratur eu estava esperando bem mais (em comparação a fotos que eu vi em outros blogs), a única coisa que prestou foi a bandeirinha. E no de Minas Gerais o material foi totalmente inútil, o material veio todo em português.
Agora vamos as coisas mais legais para montar o meu kit e levar para a minha família.

sábado, 4 de maio de 2013

Dia do Visto/ Consulado


   Achei que o meu processo de solicitação do visto foi bastante rápido. Cheguei dia 2 de abril no prédio do consulado as 9:46hs e saí as 10:04hs. Fui para o 12° andar e disse para o atendente que tinha ido fazer a solicitação do visto de au pair e então ele anotou meu nome em um papel e disse que me chamariam pelo meu nome no guichê 1.
  Logicamente já saí de casa nervosa, estava imaginando que a entrevista seria um bicho de 7 cabeças de acordo com as experiências que eu havia lido. Depois de uns 5 minutos sentada me chamaram, e então fui até o guichê 1 e peguei o telefone que estava na minha frente para poder me comunicar com a mulher que estava do outro lado do vidro. A primeira coisa que ela me perguntou foi se eu estava com todos os documentos, eu disse que sim e então coloquei na "gaveta" que tinha por baixo do vidro para ela pegar, a mulher conferiu tudo e apenas me entregou uma folha para eu assinar.



  Após tudo isso a mulher (que devia ser alemã mas tinha sotaque de chilena/boliviana) começou a falar comigo em alemão. Começou perguntando onde que eu havia estudado, para não me complicar com a fala eu respondi que foi apenas no Instituto Goethe; o nome da cidade que eu iria morar; a idade das crianças; a maneira que eu encontrei a família; a forma que eu utilizei para me comunicar com eles; se eu já fui para a Alemanha e por último fez uma pergunta que eu não entendi, então ela mudou e perguntou apenas o meu nome. Sim, a minha entrevista foi  isso! Mas eu também tenho uma lista que a Leticia me mandou com algumas (muitas) perguntas que costumam ser feitas na entrevista.

  Ao terminar a entrevista a mulher continuou falando em alemão comigo, disse que ia fazer um teste, e então eu pensei que iria para uma salinha ter a entrevista e que aquele bate-papo tinha sido em vão. Maaaas, em vez disso, ela pediu apenas para que eu levantasse a tampa de uma maquininha que estava ao meu lado para que ela pudesse colher as minhas digitais. 
   Para finalizar ela me deu um papel impresso e grifou o número que eu deveria passar para a família para eles acompanharem o processo e falou para eu aguardar entre 8 e 12 semanas para obter uma resposta. E disse também que tudo que poderia ser feito aqui no Brasil já estava ok, que agora eu teria apenas que aguardar a resposta da Alemanha.... einfach so (simples assim)!

quarta-feira, 1 de maio de 2013

O Visto

   Depois de ter o Match o que mais dá medo e nos deixa ansioso é o dia de ir no consulado fazer a solicitação do visto e ter a bendita entrevista que nos dirá se podemos ou não solicitar o visto. 
   No consulado é necessário levar uma série de papeis (me disseram que para os EUA precisa de muito mais, então a gente não reclama). 
Aqui pode-se encontrar as informações sobre o programa no site do consulado. 



 Você precisa levar:


  • passaporte com validade mínima de 1 ano a partir da data de entrada na Alemanha;
  • formulário “Requerimento para concessão de um visto nacional” (duas vias);
  • Requerimento de Concessão de Visto (duas vias);
  • duas fotos 3,5 x 4,5 (obs. alemão é chato com essas coisas. É bom dar uma olhada nas exigências para fotografias); 
  • certificado "Start Deutsch 1" do Instituto Goethe (duas vias). (caso não tenha não aconselho a fazer a prova, porque você tem que pagar e no final acaba sendo até mais difícil do que a entrevista que é feita para quem não tiver o certificado, mas caso alguém  tenha o interesse pode se informar aqui);
  • contrato entre o au pair e a família;
  • 60 euros (deve ser pago em real).

Lembrando que todos os documentos devem ser levados preenchidos e em duas vias!

Caso haja alguma dúvida para preencher o formulário de requerimento, você pode consultar aqui e aqui.


Boa sorte com a papelada! :)